Seguro de Vida
O custo é baixo e a proteção é imensa.
O Seguro de Vida representa uma proteção contra imprevistos, como acidentes, doenças ou morte. É uma espécie de segurança econômica para resguardar tanto o segurado quanto seus beneficiários.
Em outras palavras, o Seguro de Vida traz tranquilidade financeira quando a seguradora paga uma indenização em caso de morte, invalidez, doenças e acidentes, evitando abalo na estrutura orçamentária familiar.
Para que serve um seguro de vida?
O seguro de vida é uma forma de garantir a segurança financeira da família, principalmente na falta da pessoa responsável pela maior parte da renda familiar. Ou seja, o seguro de vida representa um auxílio financeiro que é de imensa ajuda no momento em que a família está mais abalada e vulnerável pela perda de alguém querido.
Embora seja a principal e também considerado obrigatória, a cobertura em caso de morte (natural ou acidental) não é a única prevista nos contratos de seguro de vida. São diversas as coberturas em que o próprio segurado poderá ser o próprio beneficiário do seguro. Entre as coberturas mais comuns podemos citar a de Invalidez Permanente -Total ou Parcial por acidente ou doença, as Diárias de Incapacidade Temporária (DIT) e a de Doenças Graves (DG).
As empresas também podem e devem contratar um seguro de vida em grupo para seus colaboradores, sendo muitas vezes uma obrigação do empregador.
Os valores do seguro de vida dependem do valor da cobertura, quais eventos estão inclusos, idade do grupo, profissão e outros fatores.
Conheça o DIT – Diária por Incapacidade Temporária
Esta é uma cobertura do seguro de vida que protege o próprio segurado em vida, ou seja, ele é o próprio beneficiário. É recomendada para profissionais autônomos ou liberais que não podem ficar sem trabalhar temporariamente, seja por doença ou acidente, sem que sua renda sofra drástica redução.
Um valor mensal é calculado para a indenização a partir de um valor de ganho diário estimado. No contrato haverá um número limite de diárias estipuladas para serem pagas.
Por que ter um seguro doenças graves?
A cobertura de doenças graves é um item acessório, pouco conhecido, mas de extrema importância. Quem tem histórico familiar de doenças como câncer ou Alzheimer sabe o quão desgastante é para o doente e toda sua família. Além do aspecto emocional, também pesa os custos do tratamento e dos remédios.
A indenização do seguro pode ajudar a custear esses gastos necessários após o diagnóstico para que o segurado tenha um tratamento adequado e a família mais tranquilidade e equilíbrio financeiro para vencer os desafios impostos pela doença.
Algumas das doenças consideradas graves pelas seguradoras são: Câncer, Infarto agudo do miocárdio, Acidente vascular cerebral, Insuficiência renal terminal, Transplante de órgãos, Cirurgia ByPass, Paralisia de membros, Cegueira/Perda da Visão, Surdez/Perda da audição, Mudez/Perda da fala e Esclerose Múltipla. (a lista de enfermidades varia de seguradora para seguradora).
Planos de Saúde e Odontológico
Imprevistos acontecem rotineiramente na vida de uma família. Mesmo aquelas que têm reserva financeira para estas situações podem sofrer com os gastos que tratamentos particulares podem custar.
Um bom plano de saúde e odontológico é aquele que atende suas necessidades sem desequilibrar seu orçamento e portanto deve ser visto como um investimento, e não como um gasto.